Escolha uma Página

Você sabe como mudar uma imagem e uma história com o som?
Vou mostrar para você aqui. No aspecto prático, criar efeitos sonoros consiste em mudar, dissociar, ou enfatizar um som do que vemos na imagem, para que os sons criem e ajudem a contar uma história.

Veja o exemplo de como simplesmente mudar uma imagem com o som de maneira bem simples. 
No vídeo acima você pode ver duas sensações bem nítidas e distintas. A primeira delas é a grande tensão criada com a utilização dos efeitos sonoros. Na sequência, com a trilha é construída a sensação de alívio, que é sentida com maior intensidade por causa da tensão causada primeiramente.

Marcelo , quero que faça experimento simples. Apenas feche os olhos por alguns segundos vendo um filme e sinta o que está na tela e e o que é insinuado na sua imaginação apenas com o som. Um som pode mudar uma imagem.

Veja como criamos sensações com o som no filme “Apocalypse Now” (Clique aqui). Neste vídeo temos um exemplo de construção de cena feita com sons (por Walter Murch). Na cena do quarto de hotel do capitão Willard, percebemos que o quarto se enche de ruidagem da floresta e dos helicópteros, que não estão em nenhum lugar próximo ao quarto real.

Cria-se um universo de uma grande disparidade entre som e imagem,  que fica evidente na cena de aproximação do ventilador, quando  compreendemos que aqueles sons da floresta e dos helicópteros estão na mente de Willard.

Filme A Despedida - áudio WeCanDo Audio Post     Filme A Despedida - áudio WeCanDo Audio Post

MAKING OF

Vou mostrar para você o filme “A Despedida”, de Marcelo Galvão (produzido e mixado pela WeCanDo). Aqui encontramos um exemplo de como utilizar o som de maneira emotiva, na construção de uma cena.  O filme conta a história de Almirante, um idoso que está no final de sua vida, interpretado por Nelson Xavier.

Na sequência inicial do filme, acompanhamos um ritmo lento da rotina de um idoso, sua dificuldade em cada movimento e um problema grave de audição. O som nos coloca no ponto de vista do personagem e enfatiza a agonia e simbolismos de seu final de vida.

Vemos no vídeo toda a ambientação, construção de foleys e efeitos da cena através da perspectiva do personagem. Fica fácil perceber a evolução do processo produtivo sonoro e a alternância de sensações (alívio e agonia) que produzimos com a boa utilização do recurso sonoro.

Veja abaixo o vídeo explicando as técnicas usadas e como foi feito.

Acompanhe mais informações sobre esse filme.

FILME - A DESPEDIDA - MIX

O som se revela degradado até o alivio revelando que estávamos com a perspectiva do personagem.

A DESPEDIDA FXS DEMO SESSION 1

Veja na sessão do Pro tools como foi criado esse som.

Trailer – A Despedida

Share This